Prefeitura Municipal promove Curso de Embutidos, Defumados e Beneficiamento de Carne de Frango no Assentamento Irmã Dorothy

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou no Assentamento Irmã Dorothy, o Curso de Produção de Embutidos e Defumados com Carne de Frango pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

O objetivo do curso é capacitar agricultores para o beneficiamento de frango, buscando a qualidade dos produtos, de acordo com as normas de saúde e segurança alimentar e as necessidades do mercado consumidor.   Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o curso ofereceu conhecimentos teóricos e práticos que permitirão os agricultores familiares possam melhorar o processo de beneficiamento e agregação de valores das aves de corte da propriedade rural, aumento assim a renda familiar.

O curso ocorreu entre os dias 30 de maio a 03 de junho, com carga horária de 40 horas, com aulas teóricas e práticas, onde foram capacitadas 10 mulheres moradoras do assentamento Irmã Dorothy. O treinamento foi ministrado pela Tecnóloga em Alimentos Franciane Bastos Leite Torres, instrutora credenciada do SENAR/MT,

O conteúdo programático do curso foi: Higiene e Sanitização das Instalações e Equipamentos; Normas de Segurança; Legislação Sanitária; Higienização e sanitização de equipamentos, utensílios e instalações, Lista de ingredientes, aditivos e condimentos, Desenvolvimento de técnicas de cortes e desossa, fabricação de produtos com o processo do beneficiamento da carne de frango, processo de defumação e noções de administração, comercialização e marketing.

Dentre os produtos preparados no curso destaca-se:  linguiça calabresa e toscana, nugget hambúrguer, frango desossado recheado, frango defumado, frango defumado galeto, entre outros. O curso foi realizado em parceria com o Sindicato Rural e a organização social local do assentamento, a Associação Vale do Jauru (AVJ).